Fiocruz

Sobre o curso


A habilitação técnica de nível médio em Radiologia, prevista no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNCT), está atrelada ao eixo tecnológico Ambiente e Saúde e legalmente fundamentada conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985 e Decreto 92,790, de 17 de junho de 1986, que regulamentam o exercício da profissão do Técnico em Radiologia, determinando os parâmetros mínimos para a formação do profissional e organização do conselho de classe, em nível nacional e regional.

 

A atuação desse profissional exige a incorporação de princípios que orientem as ações em saúde, tais como: a condição de cidadania e qualidade de vida das pessoas. Além disso, a prática desses trabalhadores revela especificidades técnico-científicas inerentes ao processo de produção, manejo das radiações e aquisição de imagens. Outro ponto a destacar é que a formação profissional em saúde deve reafirmar o compromisso com uma concepção de Saúde, que transcenda a visão setorial e diversifique seus campos de atuação.

 

Então, como objetivo temos o compromisso de capacitar profissionais para fazer uso das radiações ionizantes com segurança para diagnóstico e terapia; manipular e processar imagens radiográficas; otimizar sua rotina com o uso correto das tecnologias reduzindo perdas operacionais; minimizar a dose ocupacional; e o efeito falso positivo nos exames radiológicos, o que pode favorecer a adoção de condutas clínicas e cirúrgicas impróprias para a saúde do paciente.

 

Conforme mencionado na apresentação, o número total de vagas, a ser disponibilizadas por turma, é de 32 (trinta e duas) alunos, sendo seu processo de seleção realizado por meio de edital público, que trará todos os critérios para seleção e aprovação.